Introdução
Durante os séculos XV e XVI intensificou-se, na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento ou Renascença.
Durante os séculos XV e XVI intensificou-se, na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento ou Renascença.
Contexto Histórico
As conquistas marítimas e o contato mercantil com a Ásia ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV. Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc.
As conquistas marítimas e o contato mercantil com a Ásia ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV. Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc.
Os
governantes europeus e o clero passaram a dar
proteção e ajuda financeira aos artistas e intelectuais da época. Essa ajuda,
conhecida como mecenato, tinha por objetivo fazer com que esses mecenas (governantes
e burgueses) se tornassem mais populares entre as populações das regiões onde
atuavam. Neste período, era muito comum as famílias nobres encomendarem
pinturas (retratos) e esculturas junto aos artistas.
Foi na Península Itálica que o comércio mais se desenvolveu neste período, dando origem a uma grande quantidade de locais de produção artística. Cidades como, por exemplo, Veneza, Florença e Gênova tiveram um expressivo movimento artístico e intelectual. Por este motivo, a Itália passou a ser conhecida como o berço do Renascimento.
Foi na Península Itálica que o comércio mais se desenvolveu neste período, dando origem a uma grande quantidade de locais de produção artística. Cidades como, por exemplo, Veneza, Florença e Gênova tiveram um expressivo movimento artístico e intelectual. Por este motivo, a Itália passou a ser conhecida como o berço do Renascimento.
Características Principais:
- Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;
- As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;
- Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus ( teocentrismo ), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);
- A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo.
- Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;
- As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;
- Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus ( teocentrismo ), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);
- A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo.
Durante os séculos
XIV e XV, as cidades italianas como, por exemplo, Gênova, Veneza e Florença,
passaram a acumular grandes riquezas provenientes do comércio. Estes ricos
comerciantes, conhecidos como mecenas, começaram a investir nas artes, aumentando
assim o desenvolvimento artístico e cultural. Por isso, a Itália é conhecida
como o berço do Renascentismo. Porém, este movimento cultural não se limitou à
Península Itálica. Espalhou-se para outros países europeus como, por exemplo,
Inglaterra, Espanha, Portugal, França, Polônia
e Países Baixos.
Mona Lisa de Leonardo da Vinci: uma das obras de arte
mais conhecidas do Renascimento
Principais representantes do Renascimento Italiano e suas principais
obras:
-
Giotto di
Bondone (1266-1337) - pintor e arquiteto italiano. Um dos precursores do
Renascimento. Obras principais: O Beijo de Judas, A Lamentação e Julgamento
Final.
- Michelangelo Buonarroti (1475-1564)- destacou-se em arquitetura, pintura e escultura.Obras principais: Davi, Pietá, Moisés, pinturas da Capela Sistina (Juízo Final é a mais conhecida).
- Rafael Sanzio (1483-1520) - pintou várias madonas (representações da Virgem Maria com o menino Jesus).
- Leonardo da Vinci (1452-1519)- pintor, escultor, cientista, engenheiro, físico, escritor, etc. Obras principais: Mona Lisa, Última Ceia.
- Sandro Botticelli - (1445-1510)- pintor italiano, abordou temas mitológicos e religiosos. Obras principais: O nascimento de Vênus e Primavera.
- Michelangelo Buonarroti (1475-1564)- destacou-se em arquitetura, pintura e escultura.Obras principais: Davi, Pietá, Moisés, pinturas da Capela Sistina (Juízo Final é a mais conhecida).
- Rafael Sanzio (1483-1520) - pintou várias madonas (representações da Virgem Maria com o menino Jesus).
- Leonardo da Vinci (1452-1519)- pintor, escultor, cientista, engenheiro, físico, escritor, etc. Obras principais: Mona Lisa, Última Ceia.
- Sandro Botticelli - (1445-1510)- pintor italiano, abordou temas mitológicos e religiosos. Obras principais: O nascimento de Vênus e Primavera.
-
Tintoretto -
(1518-1594) - importante pintor veneziano da fase final do Renascimento. Obras
principais: Paraíso e Última Ceia.
-
Veronese -
(1528-1588) - nascido em Verona, foi um importante pintor maneirista do
Renascimento Italiano. Obras principais: A batalha de Lepanto e São Jerônimo no
Deserto.
- Ticiano -
(1488-1576) - o mais importante pintor da Escola de Veneza do Renascimento
Italiano. Sua grande obra foi O
imperador Carlos V em Muhlberg de 1548.
Renascimento Científico
Na
área científica podemos mencionar a importância dos estudos de astronomia do
polonês Nicolau
Copérnico. Este defendeu a revolucionária idéia do heliocentrismo
(teoria que defendia que o Sol estava no centro do sistema solar). Copérnico
também estudou os movimentos das estrelas.
Galileu Galilei: um dos principais representantes do Renascimento
Científico
Nesta mesma área, o italiano Galileu Galilei
desenvolveu instrumentos ópticos, além de construir telescópios para aprimorar o
estudo celeste. Este cientista também defendeu a idéia de que a Terra girava em
torno do Sol. Este motivo fez com que Galilei fosse perseguido, preso e
condenado pela Inquisição da Igreja
Católica, que considerava esta idéia como sendo uma heresia. Galileu teve que
desmentir suas idéias para fugir da fogueira.
A
invenção da prensa móvel, feita pelo inventor alemão Gutenberg em 1439,
revolucionou o sistema de produção de livros no século XV. Com este sistema, que
substituiu o método manuscrito, os livros passaram a ser feitos de forma mais
rápida e barata. A invenção foi de extrema importância para o aumento da
circulação de conhecimentos e ideias no Renascimento.
Amanda
Acho que é possivel usar essa explicação geral para os alunos entenderem sore o Renascimento.
ResponderExcluirAmanda
Legal, e como também está falando sobre o Renascimento Cienifico também é possivel mesclar com Física, pois Galileu fez diversos avanços na área da física nesta época
ResponderExcluirJéssica
Era do "nascimento da ciência" academicamente falando. Acho interessante utilizarmos isso.
ResponderExcluirTambém podemos pedir aos alunos para que produzam um comparativo entre certas caracteristicas daquela epoca e os dias atuais, e quais os avanços e mudanças. Para isso irão utilizar a internet como fonte de pesquisa.
Veronica
Acho que se a escola tiver o hábito de fazer trabalhos interdisciplinares, os professores poderiam se reunir e elaborar um projeto para os alunos, por exemplo:
ResponderExcluirLogo no primeiro ou segundo semestre do ano letivo os pofessores explicam para os alunos que eles terão de realizar um projeto, no qual criarão uma página no Facebook para postarem matérias, reportágens, vídeos, músicas, textos, fotos, entre outros sobre alguma época.
Assim, ó professor de Língua Portuguesa deverá separar os alunos em grupo e dar um tema Literário diferente para cada aluno.
Jessica
Otima ideia Jeh!
ResponderExcluirUma ideia que tambem acho interessate seria pedir aos alunos para elaborarem um pequeno teatro em grupo com obras literarias da epoca ou com historias criadas a partir de pessoas ou acontecimentos renascentistas, filmando estas peças e postando no Youtube, assim eles poderiam criar um canal com vídeos e tambem postando no facebook.
Veronica
Se os professores pedirem para os alunos fazerem a página no Facebook, os trabalhos realizados na sala de aula e/ou em casa, seja ele escrito ou como video, os alunos podem guardar estes trabalhos e postarem uma cópia na internet.
ResponderExcluirJessica
Na avaliação o professor pode avaliar nao somente a quantidade, mas sim a qualidade do que foi postado pelos alunos, avaliando linguagem e qualidade de conteudo.
ResponderExcluirRodrigo
Como é no facebook os posts devem ser pequenos, diretos e explicativos, para ter maior circulação.
ResponderExcluirTelma
Deve-se tambem incentivar uma tatica de divulgação, para que o projeto atinja não somente os colegas de sala, mas uma grande quantidade de pessoas. A criação de grupos também é uma boa ideia, além do perfil e de uma pagina.
ResponderExcluirAmanda
O legal de se mandar os alunos fazerem um blog, facebook, twitter...é que eles podem divulgar e dividir o conhecimento que têm com o restante da população.
ResponderExcluirAcho que seria legal fazer algumas postagens com "outras datas", ou seja, a gente posta algo com a data em que aconteecu, como se a postagem fosse, por exemplo, 1500 e falasse do descobrimento do Brasil (claro que 1500 foi apenas um exemplo, já que o Renascimento e o descobrimento do Brasil não tem nada em comum).
Jessica
Outra coisa bem legal seria a utilização de Quizzes.
ResponderExcluirA gente poderia fazer uma disputa, por exemplo:
"Teste seus conhecimentos sobre o Renascimento e concorra a um incrível premio"
Ai, o "incível premio" poderia ser um CD com musicas da época, um livro, um pingente, um chaveiro....qualquer coisa, apenas para incentivar as pessoas a responderem o quiz e aprenderem mais sobre o Renascimento.
Creio que poderiamos também levar o blog além da sala de aula e faze-lo para todas as pessoas ter acesso e poder contribuir com ele.
ResponderExcluirAmanda
Gostei, acho que um blog aberto a todos é muito interessante.
ResponderExcluirE para poder dar opiniões ou sugesões sobre assuntos, além dos comentários, poderiamos criar um e-mail para do blog.
Legal.
ResponderExcluirEntão fecha desse jeito?
Blog para todos que quiserem usar + e-mail para sugestões de assuntos + na escola os alunos também criam páginas nas redes sociais para ajudar a divulgar mais conhecimento.
Olá, pessoal. Olhei todas as postagens do blog. Vocês fizeram uma boa pesquisa e o conteúdo ficou muito interessante. Sugiro que continuem com o blog.
ResponderExcluirA interação do grupo foi muito boa. As propostas de trabalho estão interessantes. Para um trabalho interdisciplinar, precisamos da colaboração dos colegas de outras áreas, mas nem sempre isso é possível. Há muita desmotivação por aí. Contudo, vejo que vocês são especiais, então, façam a diferença.
bj
Lígia