sábado, 28 de abril de 2012

Plano de aula

     
Atividade:
Releitura Literária

Objetivo:
Entender o significado de poemas, poesias, contos, canções, entre outros textos literários da Época Renascentista.

Duração média da atividade:
30 minutos para reescrever o texto e até 1 hora para as apresentações.
Total de no máximo 1 hora e 30 minutos

Descrição da atividade:
O professor deve selecionar textos referentes ao Renascimento (não textos históricos, mas poemas, contos, poesias, canções, etc.) de modo que existam mais textos do que grupos na sala de aula;
Os alunos se reunirão em grupos de no máximo 5 integrantes e escolherão um dos textos levados pelo professor;
Após escolherem os textos, os alunos deverão discutir e escrever sobre como seria a linguagem do texto se este fosse escrito nos dias de hoje;
Quando terminarem de "atualizar" a linguagem da literatura, eles terão alguns minutos para se organizar e apresentar a releitura do texto para a classe. 


Jessica Spaolonzi Ferreira

10 comentários:

  1. Acho uma ideia muito boa, pois, além dos alunos aprenderem a diferenciar a variação diacrônica, lidando com a "tradução" em si, estarão em contato direto com estas obras, compreendendo-as e, assim, obtendo um aprendizado mais rápido e direto. O professor poderá ajudar a tirar dúvidas e dar explicações históricas ou linguísticas para os alunos conforme eles vão trabalhando em sala.

    Assim, ao apresentarem a obra, já estarão aptos a explicarem-na aos outros colegas.

    Verônica F. Tezoni

    ResponderExcluir
  2. Concordo.
    Acho legal, também, gravar as apresentações para, se houver aprovação dos pais, serem publicados na internet.
    lembrando que sempre que a imagem dos alunos for ser utilizada fora da escola é necessário ter a permissão por escrito dos pais de cada aluno e da escola.

    Jessica S.

    ResponderExcluir
  3. Gosto da ideia.
    Mas, acho também que deveríamos, além de mostar textos renascentistas, que fazem parte do currículo escolar, mesclar, intercalar nessas aulas, textos de quaisquer gêneros: poesia, prosa, contos, enfim, qualquer tipo de atividade que possa levar aos alunos novos escritores.
    Talvez uma obra atual que fale a língua desses alunos, traçar um pararelo entre os escritores renascentistas e os contemporâneos.
    Como eles dominam como ninguém a internet, esse grupo de alunos divulgaria um plano de ensino supervisionado por seu professor, teriam mais segurança e desenvoltura para levar esse conhecimento aos seus pais e a outras pessoas da comunidade escolar ou até mesmo aos professores.

    Rodrigo G. Cavalcante

    ResponderExcluir
  4. Acho uma otima ideia, podemos motrar diferentes partes dentro de um contexto renascentista e compara-los. Acredito que os alunos aprendem melhor assim.

    Telma

    ResponderExcluir
  5. Os alunos com certeza gostarão de uma aula dinâmica e que possam demonstrar seus pontos de vista. Talvez uma aula na sala de informatica pesquisando sites e discutindo a respeito.

    Amanda

    ResponderExcluir
  6. Concordo com todos, só não podemos fugir muito do tema.

    Jessica

    ResponderExcluir
  7. Otimas as ideias acima. Dinamismo e interatividade, com assuntos seletos e diversificados, mas sem sair do tema. Fazer os alunos terem realmente interesse a materia, e não passar só por passar.

    Veronica

    ResponderExcluir
  8. Como as épocas da Literatura também é um assuntos tratados nas aulas de História, acho que seria possível fazer um trabaho interdisciplinar, mesclando Língua Portuguesa, História e talvez Geografia, pois os alunos poderiam pesquisar sobre as divisões territoriais da época e comparar com as de hoje, em História eles poderiam pesquisar sobre os acontecimentos paralelos ao Renascimento e para Língua Portuhuesa eles poderiam pesquisar mais sobre os autores. Cada aluno ou cada grupo ficaria responsável por um determinado tópido que poderia ser dividido por anos, autor, etc.
    Depois eles poderiam, também, criar um grupo de debate e explicar aos demais sobre o que eles pesquisaram.

    Jessica

    ResponderExcluir
  9. Legal, ai cada professor explicaria o que ele quer que os alunos façam com relação a sua matéria.
    E se for em grupo eles poderiam se reunir na escola e fazer um pouco da pesquisa e da elaboração do trabalho na aula das respectivas matérias, assim creio que em duas aulas eles já terminem e o rascunho e fique faltando apenas digitar.

    Amanda

    ResponderExcluir
  10. Olá, Pessoal.
    O plano de aula ficou bom e sua interação muito positiva.
    Seguiram a proposta do trabalho direitinho. Parabéns.

    Lígia

    ResponderExcluir