domingo, 25 de março de 2012

Esses versos são da fase  Arcadismo- Neoclássico
observe que todos têm a letra maiúscula inicial.
"Daí que os clássicos renascentistas ( a rigor, neoclássicos ) procurassem a Beleza, o Bem e a Verdade, com maiúsculas iniciais, em virtude dessa concepção absolutista e idealista de arte.
                                                                Massaud Moisés
  A D. Bárbara Heliodora
Bárbara bela,                                         Eu bem queria
Do Norte estrela,                                   A noite e o dia
Que o meu destino                                Sempre contigo
Sabes guiar,                                          Poder passar;
De ti ausente                                         Mas orgulhosa
Triste somente                                      Sorte invejo                                          
As horas passo                                     Desta fortuna
A suspirar.                                             Me quer privar.
Por entre as penhas                             Tu entre os braços,
De incultas brenhas                              Ternos abraços
Cansa-me a vista                                  Da filha amada
De te buscar;                                         Podes gozar;
Porém não vejo                                     Priva-me a estrela
Mais que o desejo,                                De ti e dela,
Sem esperança                                     Busca dous modos
De te encontrar.                                    De me matar!
                                                          
                                                             Alvarenga Peixoto


Postado por: Verônica
Enviado por: Telma

Nenhum comentário:

Postar um comentário